Qual será a novidade que vai abalar a mini fazenda?
Andam dizendo por aí.... que o melhor leite é o da mini fazenda, e que as nossas Vacas estão trabalhando arduamente porque seus leites foram considerados o melhor da região!
Mas paira esse mistério no ar.... O que será que vai acontecer?!
Sabemos apenas que nossas vaquinhas estão muito atarefadas!
Em breve não percam!
O leite.
Importância Quantitativa do Leite Como Alimento -- O leite figura quantitativamente em primeiro lugar entre os alimentos animais. Exerce a máxima influência no estado alimentar e sanitário da população. Por isso o fornecimento de leite é de decisiva importância. Não há dúvida de que o leite constitui um alimento básico geral e de que é um alimento universal dos mais importantes, porque contém, como nenhum outro produto natural, todas as matérias nutritivas, minerais, oligoelementos, vitaminas e fatores de crescimento numa combinação ideal. Infelizmente, é também o leite o alimento mais delicado, menos apto para se conservar sem se transformar e mais fácil de se alterar; por isso, é necessário empregar uma série de medidas higiênicas para que, ao passar do produtor para o consumidor, não perca os seus valores nutritivos e sanitários, coisa esta que, dada a complicação da distribuição, nem sempre se toma fácil.
O Leite Durante a Gravidez e a Amamentação -- Para toda a mulher grávida ou para toda a mãe lactante, o leite é de considerável importância. O organismo da criancinha em embrião aproveita implacavelmente, e à custa da mãe, todas as matérias de que necessita para o seu desenvolvimento. A mãe tem de estar submetida a uma alimentação total, para não sofrer perdas consideráveis de sais de cálcio nos ossos e nos dentes e, ao mesmo tempo possibilitar o são desenvolvimento do seu filho. Além de legumes verdes, frutas, cevada ou trigo, também tem necessidade de um suplemento normal diário de aproximadamente meio litro a três quartos de litro de leite. O elevado teor de cálcio e de fósforo do leite de vaca constitui, além dos outros componentes, a proteção necessária para a conservação dos dentes da mãe e a formação dos alvéolos dentários no nascituro. Num capítulo posterior sobre a cárie veremos como a saúde e a capacidade de resistência da dentadura dos pequeninos depende em alto grau do seu desenvolvimento pré-natal. As mães que não procuram fazer um consumo maior de cálcio e de vitamina D, que o leite contém no seu estado mais natural, acabam por sofrer dos dentes.Controle Sanitário do Leite Para as Criancinhas -- A importância definida do leite para a criança não precisa de comentários. Por isso, não é de estranhar que em torno do leite se tenha ido formando uma verdadeira ciência. Para o leite destinado a alimento infantil têm de se cumprir, e em maior grau, as exigências que já formulamos para a pureza do leite em geral, a saber:
1. Deve ser ordenhado, com a maior limpeza, de uma vaca sã.
2. Resfriamento e filtragem imediata para o tornar o mais pobre possível em germes.
3. Pasteurização do leite, ou então expô-lo brevemente a uma elevada temperatura ou muito tempo a uma baixa temperatura, uma vez que de ambos os modos se exterminam os germes morbosos.
4. Homogeneização (redução e distribuição regular das partículas de gordura, submetendo o leite cru a uma forte pressão através de pulverizadores ou ranhuras).
5. Engarrafar em frascos bem fechados e escuros.
6. Graduação para um teor de gordura de 3 a 35%.
7. Enriquecimento com vitamina D2, uma vez que a riqueza natural do leite de vaca em vitaminas não basta para evitar o raquitismo. Esta medida aplica-se tanto aos lactentes como às mulheres grávidas e lactantes.
O Leite na juventude e na Velhice -- Também os jovens estão expostos ao raquitismo. Para evitar este raquitismo retardado basta o consumo diário de leite com o complemento de óleo de fígado de bacalhau ou de óleo de gérmen de trigo. Mesmo na velhice não podemos prescindir do leite, pois nas radiografias de muitas pessoas idosas descobrem-se ossos descalcificados, lesão esta chamada osteoporose. A estabilidade do esqueleto fica assim muito diminuída, de modo que às vezes acidentes insignificantes provocam fraturas ou as tão freqüentes costas encurvadas. Leites Ácidos -- Vamos consagrar, nesta altura, algumas palavras ao leite ácido. Em todos os seus tipos, isto é, leite coagulado, soro de manteiga, iogurte ou kefir,fomenta as funções, tão importantes para o nosso bem-estar, das bactérias intestinais normais. É de recomendar o consumo diário de um frasco de leite azedo, ou de vez em quando um frasco de iogurte, de efeitos bactericidas para os gérmens patogênicos.
Aplicações Medicinais do Leite Completo -- Como a albumina das hortaliças verdes, a do leite excede todas as outras albuminas.
Em todas as doenças infecciosas e naquelas que pressupõem um consumo considerável de albumina, assim como na fase de convalescença depois de tais enfermidades e de outras graves, o leite integral e o requeijão adquirem o valor de um medicamento de especialíssimas características. Em todas as formas de icterícia e de outras enfermidades hepáticas, conhece-se hoje o valor curativo do leite. Este assim como o requeijão não podem já esquecer-se no regime dietético dos doentes hepáticos. Em todos os planos para a cura de úlceras de estômago e do duodeno, o leite constitui a base da dieta. Também já está demonstrada a influência favorável do leite na pele, provavelmente por causa dos ácidos gordurosos não saturados, de que já tratamos no princípio deste livro. O elevado teor de vitaminas, matérias minerais, fermentos e oligoelementos faz com que o leite seja um remédio próprio para todas as doenças mais ou menos devidas a insuficiências, de modo que com razão se definiu o leite como «elemento básico no tratamento dos doentes
O Leite Como Cosmético -- Talvez pareça inoportuno tratar aqui de cosméticos, mas a cosmética natural não é outra coisa senão uma melhor circulação e uma boa alimentação da pele. Deste modo, a pele conservar-se-á sã, e uma pele sã dá ao seu possuidor um aspecto juvenil. O leite também nos serve para uma melhor alimentação da pele e constitui portanto o melhor dos cosméticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário