Siga

sábado, 8 de outubro de 2011

Novas abelhas





São lindas!
Vamos conhece-las melhor.









Chegou na mini fazenda nesse dia 7 de outubro, num novo projeto de colmeia, onde mais campos poderão ser polinizados por elas. Assim como os tratores, que podemos com um cuidar de uma quantia grande de campos, essas abelhas atingem 24 campos para serem polonizados. Antes as abelhas ficavam apenas em volta da colmeia, alcançando 8 campos.


Uma abelha-operária ou obreira', no âmbito das abelhas de origem europeia, remete à casta responsável pela produção do mel e da cera, construção dos favos, coleta e transporte de néctarpólen e água, alimentação da rainha e das larvas e defesa da colmeia. Os tarsos são modificados para acomodar o pólen coletado nas flores e transportado até as colmeias. Também são conhecidas pelos nomes de abelha-campeadora, abelha-neutra, abelha-operária e mula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha-oper%C3%A1ria


Ela é a classe principal de uma colmeia. Assim como nas fábricas, não pode haver uma colmeia sem uma abelha operária, ou melhor,  milhares!
Na mini fazenda essa nova abelha foi a primeira a entrar na colmeia. Mas se quisermos vende-la ela custa mais que as outras abelhas que costumávamos pegar.






Abelha polivalente.


Essa abelha ganhou esse nome, para mostrar que ela pode realizar diversas tarefas.
Talvez essa seja a abelha responsável pelas própolis.
A própolis, vem sendo, um grande "achado", na cura de várias doenças. Na época do inverno, é usada com maior frequência, em diversos países;
Pessoas com problemas respiratórios e alérgicos, são as que mais utilizam os "poderes" da própolis, sabendo-se que a mesma é um antibiótico natural.
Possui um valor nutricional direto, pois compreendem pequenas quantidades de proteínas, aminoácidos, açucares e vitaminas (A, B1, B2, B6, C e E ).
A Própolis está sendo usada por seres humanos como terapêutico, tendo seu quadro farmacológico entendido à grandes áreas da saúde.
Para consumo humano é extraída de colméias construídas de madeira, onde o produto bruto, em seguida sofre um processamento secundário para a remoção do beewax e outras impurezas antes de ser aproveitado para os mais diversos fins dentro da área homeopática de saúde.
Propriedades Terapêuticas - Ação antimicrobiana: devido sua forte ação antimicrobiana, a própolis é utilizada como "antibiótico natural".
Vários estudos realizados mostram que a própolis possui grande eficiência contra microorganismos.
Ação Cardiovascular.
A própolis tem ação redutora na pressão arterial e produz um efeito calmante. Os Dihydroflavonoides contidos na própolis auxiliam combate à hipertensão e também tem se mostrado eficiente na proteção do fígado contra os efeitos do álcool e tetraclorídricos.

img_produtos_propolis_abelha

As própolis, que as abelhas fabricam, servem há muitos anos como anestésico. No Egito antigo era usado para embalsamar os mortos, hoje em dia utilizamos muito disso "no dentista".


Própolis - A lágrima das árvores


Ao longo da história, o homem aprendeu a utilizar os produtos naturais na medicina. Um dos produtos naturais mais utilizados durante séculos pela humanidade tem sido a Própolis administrada sob diversas formas. No antigo Egito (1700 a.C.) era utilizada para embalsamar os mortos.
O Aristóteles (384a.C.~322a.C.), ilustre filósofo da Grécia antiga, em seu livro “Catálogo Animal” descreve a Própolis da seguinte forma:
“Se conceder as abelhas, uma colmeia vazia em um ar puro, elas coletam as “lágrimas” que saem das árvores, as quais são resinas de vários tipos de vegetações, para construir a colmeia.”
A abelha sabichona, deram esse nome a ela, para mostrar que ela é a metida da colmeia.
Famosa, de um conto infantil, " A abelha sabichona".
Veio para compor nossa colmeia.




Abelha fofinha.
É um termo utilizado, para mostrar que nessa colmeia, não é apenas um tipo de abelha existente, mas assim como é aqui para nós, na colmeia há abelhas que se distinguem, por serem "fofinhas".
Abelha fofinha, nada mais é do que uma forma carinhosa, ao se referir a esta abelha.






Abelha super rainha.
Essa abelha é totalmente diferente da outra abelha, uma vez que essa colmeia, é totalmente diferente!


O termo abelha-rainha é comumente utilizado para se referir a uma abelha adulta e fértil, sendo ela, normamelmente, mãe de todas as outras abelhas da colméia.[1] As rainhas se desenvolvem a partir de larvas criadas em células especiais, construídas pelas operárias e preparadas especialmente para formar um indivíduo sexualmente maduro (as operárias são inférteis). Normalmente existe uma única rainha em cada colônia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha-rainha






Antes essa abelha custava 3.000 mini ouros!


Mas com a chegada dessa nova rainha, do pedaço, perdeu seu posto, e ficou inferiorizada.



Uma nova colmeia, totalmente nova!


Essa ainda é importante, pelos xps diários que conquistamos com ela.

Nenhum comentário: