Siga

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os pelicanos

E para finalizarmos a série da migração de patos, encerramos a matéria com os Pelicanos.
                                         

Alimentação: Basicamente peixe ( 900-1200g ) por dia.
Habitat: Muito variável. Prefere lagos de água dôce, barragens, rios e pequenas lagôas sazonais. Por vezes perto da costa, especialmente em baías e também em lagos de água salobra.
Distribuição Geográfica: África tropical e subtropical desde o Senegal e Etiópia até Natal. De Madagascar à Arábia.
Reprodução: Os Pelicanos Africanos fazem o ninho em árvores, perto de uma frente de água, mas também em ilhas arenosas, matas e até perto da civilização. Reproduzem-se durante todo o ano em colónias de 20 a 500 casais. O ninho é construído com pequenos paus, sendo uma estrutura simples. A postura é de 2 ovos e o período de incubação de 30 dias. A maturidade sexual é atingida aos 3-4 anos de idade.
SABES QUAL É O PELICANO QUE TEM O MAIOR BICO?

É o pelicano-australiano cujo bico pode chegar a ter quase meio metro. É bastante... Imagina quantos peixes lá cabem!

Mas não penses que o pelicano passa o dia a pescar. Por volta das 9 da manhã toda a alimentação do dia já está feita!
O resto do dia é passado a nadar, a limpar as penas ou não fazer nada mesmo!
Quando está muito calor, as suas enormes asas são muito úteis para refrescar o corpo. A bolsa do bico também ajuda!
Habitualmente, quem constrói o ninho é o macho no início da Primavera.
Os pelicanos-castanhos põem entre dois a três ovos de cada vez e estes demoram perto de 30 dias a eclodir.
Sabias que o primeiro voo do pelicano bebé é à volta dos três meses de idade?



UM PERITO NA PESCA COM COLHER

Um bando de aves de bico grande, alinhadas em formação em curva, passa através das ondas, batendo as asas. São os pelica-nos tentando empurrar pequenos peixes para águas mais rasas. Ali, usando o bico como uma colher, ele pode pescar uma ração diária de alimento: quase dois quilos de peixe.
Existem várias espécies de pelicanos, mas o branco é o mais comum. É uma ave grande, com as pontas das asas pretas e um bico enorme, de mais de 35 cm de comprimento, terminando em ponta. Em terra, o pelicano é desajeitado, mas nada e voa muito bem. É uma ave migratória que vive bem na água doce ou salgada. O seu ninho é feito de juncos, pequenos ramos, plantas aquáticas e ervas.

A fêmea bota um ou dois ovos e o pai e a mãe se revezam na incubação durante 30 dias. Os filhotes são cobertos de penas brancas. Podem nadar depois de um mês e voar com dois meses e meio. Os filhotes retiram a comida da bolsa do bico dos pais. Existem seis espécies de pelicano. Apenas o pelicano marrom é de cor escura. O dálmate é encontrado na Europa. O branco vive nos Estados Unidos, da região dos Grandes Lagos até o Texas. Outras espécies são encontradas na África, na Austrália, no sul e no centro da Ásia.

Esse foi o último especial sobre a migração dos patos e suas espécies, sabemos que na nossa mini fazenda há muitos patos ainda, novas coleções chegando, que chegaram, e esses patos achados não são atrativos de serem encontrados devido seus valores tão irrisórios a eles, e principalmente após termos nos acostumado a irmos atrás de animais perdidos e super valiosos, como o porco macho, o burro junino, entre outros.
Esperamos que o pessoal da Mini fazenda e dona Vostu não faça mais isso conosco, fazendeiros, e que, quando lançarem novos animais perdidos, eles ao menos sejam valiosos para que valha a pena irmos encontrá-los. 

Um comentário:

Unknown disse...

ganhei ele de graça s mandando presentes para amigos por 3 dias agora são 15 mini granas porr*! meu!