Siga

sábado, 2 de julho de 2011

Árvore Pau-de-tucano

Você conhece a árvore Pau-de Tucano? Ela existe de verdade!

A primeira árvore que iremos falar nesse blog, é sobre a minha primeira muda encontrada, o pau-de-tucano. Falando assim parece que iremos ver um monte de tucanos em cima da árvore! Mas vamos conhecer um pouco mais, sobre essa espécie de árvore.
Vochysia tucanorum, esse é o nome científico dessa árvore, pau-de-tucano.
Conhecidas também com os nomes popularespau-de-tucano, vinheiro-do-mato, pau-de-vinho, coxa-de-frango, pau-terra, cinzeira, pão-doce, vinhático.

Família: Vochysiaceae
Gênero: Vochysia (Aubl.) Juss.Série: LutescentesEspécie: Vochysia tucanorum

Essa árvore pau-de-tucano, contém substâncias químicas que curam o CANCÊR.
"Anne Lígia Dokkedal Bosqueiro, pesquisadora e professora do Departamento de Ciências Biológicas da Unesp, ressalta que estudos científicos profundos sobre o cerrado e sua preservação são imprescindíveis no que diz respeito à medicina, alimentação e a manutenção do equilíbrio do meio ambiente, já que o solo fica pobre sem a vegetação nativa. “É importante ressaltar que esse nosso bioma é tão importante quanto a Mata Atlântica e Amazônia e deve ser preservado. Algumas espécies de plantas só ocorrem nessa vegetação. Quanto mais conhecemos, mais provamos seu valor”, acrescenta a pesquisadora.
Em franca expansão em todo o Estado de São Paulo, as pesquisas sugerem substâncias preventivas e até curativas para males que afligem a saúde humana. No câmpus de Bauru, ao menos dois estudos prontos e publicados compravam que o cerrado também é berço de plantas medicinais."  fonte: http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/tag/pau-de-tucano/

Apesar do seu nome parecer estranho, aos mini fazendeiros, por incrível que pareça, não é uma criação mirobolante da Vostu, essa árvore existe e reside no estado de São Paulo, no cerrado, não é apenas a Mata Atlântica que contém espécies raras e importantes, mas em todos os lugares onde haja natureza, árvores, animais, esse ecossistema tão importante, que trazem diversas populações de seres vivos, que nada mais fazem que nos fazer bem, e a destruição de tais lugares, além de nos privar de suas belezas, desfrutarmos de suas iguarias, nos fazem mal, porque essas árvores de diversas formas nos trazem bem estar e saúde.

Ainda de outra Árvore, iremos falar, o Cagaiteiro. "que nome!"

 Cagaita esse é o nome dessa árvore

"Ela é linda e maravilhosa quando está florida, principalmente no amanher e ao por do sol. É uma loucura... O perfume é extasiante..."

"Significado:- Cagaita é o nome de uma fruta poduzida pela cagaiteira, que é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, da família das Mirtáceas. Trata-se de uma árvore de médio porte, hermafrodita, que ocorre nos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia. Floresce entre agosto e setembro e frutifica em outubro e novembro.
Seu fruto, a cagaita,é amarelo, quando maduro , comestí-
vel ao natural ou em forma de geléia, doces e sucos. Tem
propriedades medicinais, sendo um poderoso laxante ,
daí seu nome popular." fonte: 
http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=cagaita&id=8961

"As cagaiteiras podem atingir mais de 10 m de altura, embora a grande maioria apresente porte entre 4 m e 8 m; as folhas são caducas e seu tronco é muito sulcado, com forte presença de cortiça. Apresenta queda de folhas velhas, brotações novas, florescimento e frutificação em plena estação seca, mostrando grande adaptação em ambientes de solos pobres em nutrientes, com elevada acidez, presença de alumínio tóxico e com grande déficit hídrico em alguns meses do ano.
A cagaiteira tem flores completas e comportamento predominantemente alogâmico, com presença de autocompatibilidade. A planta é bem produtiva, podendo-se encontrar muitas com mais de 1500 frutos na mesma safra. Floresce de agosto a outubro e produz frutos de setembro a novembro. Em plantas individuais, o florescimento é muito rápido e intenso, durando no máximo cinco dias, com grande efeito ornamental. O período do florescimento à maturação dos frutos dura, no máximo, 40 dias. O peso dos frutos varia de 2,0 g a mais de 30,0 g, com maior concentração entre 6,0 g e 14,0 g, e seu diâmetro varia de 2,0 cm a 3,0 cm, sendo os frutos de forma periforme e casca de cor amarela a avermelhada, quando maduros. Os frutos apresentam de uma a cinco sementes, que germinam com facilidade, embora o desenvolvimento inicial das mudas seja muito lento.
As plantas da cagaiteira apresentam grande potencial produtivo e pouca alternância de produção. No entanto, seus frutos maduros não resistem bem à pós-colheita, devido à consistência de sua polpa. Os frutos são consumidos ao natural, quando de vez ou maduros. Podem, também, ser processados na forma de licores, sucos, sorvetes e geléias, de excelente sabor.
Esta espécie, devido às suas qualidades adaptativas ao ambiente do Cerrado, ao potencial produtivo e, inclusive, às características ornamentais, medicinais e alimentares, merece um volume maior de estudos visando a sua incorporação ao sistema produtivo."




Uma receita com frutos da cagaita

Ingredientes
2 litros de cagaitas
1,2 kg de açúcar
½ litro de água


Modo de Fazer

Corte as frutas ao meio e retire as sementes. Depois é necessário dar um choque térmico para acentuar a cor. CHOQUE TÉRMICO:<
Mergulhe as cagaitas em uma panela com água fervente, por dois minutos (não passe desse tempo, para que as frutas não derretam). Retire-as da fervura e escorra em uma peneira. Em seguida, mergulheas em uma vasilha contendo água gelada. Dessa forma, acontece o choque térmico.
A CALDA:
Em outra panela, coloque água para ferver. Assim que levantar fervura, ponha o açúcar e deixe ferver até dar ponto de fio.
Quando a calda der ponto, escorra bem as cagaitas e coloque-as na panela, sem desligar o fogo. Deixe ferver por dois minutos. Retire do fogo e deixe em repouso por uma noite. No dia seguinte, coloque as cagaitas na calda para ferver mais 2 minutos. Deixe ficar na calda por mais duas noites. Ferva novamente a calda no dia seguinte. No terceiro dia, a calda estará rala, mas concentrada, e o doce estará pronto para ser colocado em vidros esterilizados. 




Que outras surpresas  esse nosso viveiro ainda nos revelará?




Um comentário:

Unknown disse...

humm sera que e bom